
PANTANAL
Um Verdadeiro Paraíso Ecológico
Abrangendo dois terços da maior planície de inundação contínua do mundo, o Pantanal Sul é um verdadeiro paraíso ecológico. Certamente o melhor destino brasileiro para avistamento de animais, o Pantanal é o lar de aves, peixes, répteis, anfíbios e mamíferos que podem ser flagrados durante os passeios de barco, caminhadas cavalgadas, safáris fotográficos e focagens noturnas. Se a sorte estiver ao seu lado, você pode se deparar com a bela onça-pintada, o maior felino do continente americano!
O que você deve conhecer
Nossa sugestão de hotel
Caiman - Miranda (MS)
SUGESTÃO DE ITINERÁRIO
Dia 1: Recepção no aeroporto de Campo Grande e traslado (240km: 200km de asfalto e 40km de terra - 3h30 a 4 horas) para o Refúgio Ecológico Caiman.
Jantar e pernoite.
Dia 2 a 3: CAIMAN (C, A, J)
- Caminhadas nas Trilhas Pantaneiras (Duração: 3 a 4 horas / Grau de dificuldade: Fácil)
- Caiman Tour (Duração: 3 a 4 horas / Grau de dificuldade: Fácil)
- Safari Fotográfico (Duração: 3h30 / Grau de dificuldade: Fácil)
- Passeio de Canoa Canadense (Duração: 3 a 4 horas / Grau de dificuldade: Fácil)
- Focagem Noturna (Duração 1h30 / Grau de dificuldade: Fácil)
- Jeep Safari (Duração 3h30 / Grau de dificuldade: Fácil)
- SUGESTÃO: PROJETO ONÇASAFARI (Serviço opcional) - https://oncafari.org/
A Associação Onçafari foi criada em 2011 pelo conservacionista Mario Haberfeld, no bioma Pantanal, na Caiman, propriedade referência em ecoturismo, pecuária e conservação da biodiversidade. Mesmo em áreas tão ricas em vida selvagem, as onças-pintadas são muito tímidas, difíceis de serem avistadas. Através do trabalho de habituação desenvolvido ao longo dos anos, tornou-se possível alcançar altas taxas de avistamento de onças-pintadas em seu habitat natural, proporcionando uma vivência única àqueles que decidem abraçar essa experiência.
Dia 4: CAIMAN - CAMPO GRANDE (C) - Pela manhã, traslado ao aeroporto de Campo Grande.
NAVEGUE PELO MAPA
QUANDO IR
O Pantanal muda de cenário a cada estação, mas é sempre exuberante. Cada uma das estações possui características próprias, variando de acordo com a presença ou não das chuvas.
Estação das Águas - Período de Dezembro a Março
Com as chuvas de verão parte do Pantanal fica alagado, a fauna e a flora se revigoram e o Pantanal atravessa uma de suas épocas mais exuberantes.
Estação da Vazante - Período de Abril a Junho
Em Abril, as chuvas param e o nível das águas começa a baixar formando lagoas e poças d´água, onde milhares de peixes ficam presos, servindo de banquete às aves aquáticas, que se concentram nestas regiões.
Estação da Seca - Período de Julho a Outubro
É o melhor período para a observação da vida selvagem. A falta de chuvas encolhe as lagoas, revelando a planície e facilitando o transporte por terra. .
Estação da Enchente - Período de Novembro e Dezembro
É o período em que chove bastante no Pantanal, mas não o suficiente para alagar. Também é a época de muita fartura de alimento para as aves que iniciaram sua reprodução nos meses anteriores, sendo muito comum avistarmos filhotes se alimentando com seus "pais".














